terça-feira, 15 de maio de 2007

Relevo das Bahamas

A maior parte das ilhas são relativamente planas, com algumas colinas baixas e arredondadas, a mais alta das quais é o monte Alvernia, na ilha Cat, com 63 m de altitude.

Hidrografia das Bahamas

As Bahamas são banhadas pelo oceano Atlântico. Elas são afetadas pela corrente do Golfo que é uma corrente marítima potente, rápida e quente do oceano Atlântico que tem origem no Golfo do México.

Vegetação das Bahamas

A vegetação primitiva das Bahamas foi muito alterada, mas ainda perduram algumas árvores naturais de madeira dura, como o sabicu. No interior das ilhas encontra-se uma vegetação de savana e nas costas estendem-se manguezais.

domingo, 13 de maio de 2007

Relevo da Bolívia

O relevo da Bolívia vai desde as altas montanhas e amplas planalto até profundos vales e extensas planícies. Seu isolamento geográfico também é a causa de ser o país com a maior população indígena do continente, circunstância que faz perdurar melhor a cultura e tradições ancestrais.

Hidrografia da Bolívia


Lagos

O Lago Titicaca, com cerca de 8300 km², é o lago navegável mais alto do mundo e o segundo em extensão da América Latina. Situando-se a 3821 metros acima do nível do mar, é o mais alto lago comercialmente navegável do mundo.
Localizado no altiplano dos Andes, na fronteira do Peru e da Bolívia, tem uma profundidade média de 140 a 180 metros, e uma profundidade máxima de 280 metros.
Mais de 25 rios desaguam no lago Titicaca, e o lago tem 41 ilhas, algumas densamente povoadas.

Uru Uru é um lago tectônico que formava parte do antigo lago interior de Michin. Localiza-se no departamento de Oruro, Bolívia, e está conectado ao lago Titicaca pelo rio Desaguadero, que também o conecta ao lago Poopó. Conta com aproximadamente 260 km² de superfície, a uma altura em relação ao nível do mar de 3.686 metros.

O lago Poopó localiza-se no departamento de Oruro, na Bolívia, e tem uma área de 1 340 km², que pode chegar a cerca de 2 500 km² quando completamente cheio. Situa-se 3 686 metros acima do nível do mar e é alimentado pelo rio Desaguadero, único fluxo de escoamento do lago Titicaca. As águas são turvas, com uma profundidade média de 3 metros, e há extensas áreas de lama exposta.

Rios

O rio Desaguadero é o principal curso de escoamento do lago Titicaca, na Bolívia. Deságua no lago Poopó, depois de um percurso de aproximadamente 325 km. Serve de fronteira nacional entre Peru e Bolívia em seu trecho mais próximo ao lago Titicaca.

O Rio Guaporé é um rio ue nasce no estado de Mato Grosso. É o rio que faz a divisa natural de Mato Grosso e de Rondônia com a Bolívia.

O Rio Paraguai é um rio internacional que nasce no Brasil na Chapada dos Parecis, no estado do Mato Grosso e banha também o estado de Mato Grosso do Sul. O rio faz fronteira do Brasil com a Bolívia e com o Paraguai.

Vegetação da Bolívia

Por causa da topografia Bolívia tem uma ampla gama de padrões climáticos, o que condiciona vegetação deste país andino. Assim, dentro de suas fronteiras pode-se achar todas as zonas climáticas, desde a selva fumegante até o frio ártico.

Desertas e intimidantes montanhas nevadas misturam -se na geografia boliviana enfeitada também com terras e vales férteis mediterrâneos nos que crescem azeitonas, nozes, trigo, milho e uvas.
No sudeste da Bolívia encontram-se os chatos e quase impenetráveis chaparrais do Grande Chaco, onde o terreno fica coberto por uma maranha de árvores espinhosos e cactus.

No norte e leste do território fica a Amazônia, uma terra plana e escassamente povoada, formada principalmente por pântanos, selvas, chaparrais e bosques pluviais, que abrangem 50% da superfície total da Bolívia.
Entre o Altiplano e as terras baixas abrem-se vales cobertos de uma densa vegetação tropical, entre caminhos que descem até a selva. Nos yungas as formações vegetais entendem-se entre os 1.800 e os 3.400 metros de altura.

Clima da Bolívia


A altitude condiciona o clima na Bolívia, que apresenta regiões com grandes amplitudes térmicas. É o caso do Salar de Uyuni, tórrido de dia (acima de 30º centígrados) e gélido à noite, com temperaturas freqüentemente abaixo de zero.

Localização da Bolívia


A Bolívia é um país sem litoral. O ocidente da Bolívia está situado na cordilheira dos Andes, com o pico mais elevado, o Nevado Sajama, a chegar aos 6 542 m. O centro do país é formado por um planalto, o Altiplano, onde vive a maioria dos bolivianos. O leste do país é constituído por terras baixas, e coberto pela Floresta úmida da Amazônia. As cidades principais são La Paz, Sucre, Santa Cruz de la Sierra e Cochabama. A região Oriente, a norte e leste, compreende três quintos do território boliviano é formada por baixas planícies de muitos rios e grandes pântanos. No extremos sul localiza-se o Chaco boliviano, pantanoso na estação chuvosa e semi-desértico nos meses de seca. A nordeste da bacia Titicaca visualiza-se montanhas extremamente altas de 3.000 a 6.500 metros. Notamos que as montanhas de mais altitude caem em ângulos praticamente retos até se transformarem em planícies. Os Andes atingem a Bolívia e se dividem em duas grandes cadeias, a Oriental e a Ocidental. Nota-se que a cordilheira Ocidental é formada por vulcões inativos ou extintos, e suas rochas são formadas de lava vulcânica petrificada. Possui uma altitude de 3.700m, com 800km de comprimento e 130 de largura. A cordilheira Oriental é composta de diversos tipos de rochas e areia.

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Clima das Bahamas


O clima local é tropical, moderado pelas águas quentes da corrente do Golfo, com furacões e tempestades tropicais frequentes entre Maio e Outubro. Entre julho e novembro, as ilhas ficam expostas a devastadores furacões. As temperaturas oscilam entre as médias de 21o C no mês mais frio e de 27o C no mais quente.

terça-feira, 8 de maio de 2007

Localização das Bahamas


A maior ilha das Bahamas é a ilha de Andros, no ocidente do arquipélago. A ilha de New Providence, a leste de Andros, é onde se localiza a capital, Nassau, e onde mora cerca de dois terços de toda a população do país. Outras ilhas importantes são a Grande Bahama no norte e Inágua a sul.
A maior parte das ilhas — formações de coral — são relativamente planas, com algumas colinas baixas e arredondadas, a mais alta das quais é o monte Alvernia, na ilha Cat, com 63 m de altitude.