domingo, 13 de maio de 2007

Hidrografia da Bolívia


Lagos

O Lago Titicaca, com cerca de 8300 km², é o lago navegável mais alto do mundo e o segundo em extensão da América Latina. Situando-se a 3821 metros acima do nível do mar, é o mais alto lago comercialmente navegável do mundo.
Localizado no altiplano dos Andes, na fronteira do Peru e da Bolívia, tem uma profundidade média de 140 a 180 metros, e uma profundidade máxima de 280 metros.
Mais de 25 rios desaguam no lago Titicaca, e o lago tem 41 ilhas, algumas densamente povoadas.

Uru Uru é um lago tectônico que formava parte do antigo lago interior de Michin. Localiza-se no departamento de Oruro, Bolívia, e está conectado ao lago Titicaca pelo rio Desaguadero, que também o conecta ao lago Poopó. Conta com aproximadamente 260 km² de superfície, a uma altura em relação ao nível do mar de 3.686 metros.

O lago Poopó localiza-se no departamento de Oruro, na Bolívia, e tem uma área de 1 340 km², que pode chegar a cerca de 2 500 km² quando completamente cheio. Situa-se 3 686 metros acima do nível do mar e é alimentado pelo rio Desaguadero, único fluxo de escoamento do lago Titicaca. As águas são turvas, com uma profundidade média de 3 metros, e há extensas áreas de lama exposta.

Rios

O rio Desaguadero é o principal curso de escoamento do lago Titicaca, na Bolívia. Deságua no lago Poopó, depois de um percurso de aproximadamente 325 km. Serve de fronteira nacional entre Peru e Bolívia em seu trecho mais próximo ao lago Titicaca.

O Rio Guaporé é um rio ue nasce no estado de Mato Grosso. É o rio que faz a divisa natural de Mato Grosso e de Rondônia com a Bolívia.

O Rio Paraguai é um rio internacional que nasce no Brasil na Chapada dos Parecis, no estado do Mato Grosso e banha também o estado de Mato Grosso do Sul. O rio faz fronteira do Brasil com a Bolívia e com o Paraguai.

Nenhum comentário: